quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Arraste-me para o Inferno

(Drag Me to Hell, 2009, Sam Raimi)




E aí, galera?! Sentiram minha falta? Pois, cá estou novamente para resenhar mais um filme.

O felizardo de hoje é o Drag Me to Hell ou, como é conhecido no Brasil, "Arraste-me para o Inferno". Filme que estive um tanto receoso de assistir, pois, havia ouvido bastante opiniões negativas sobre ele e uma vez, passando pelo canal SBT quando ele estava exibindo o filme há uns tempos atrás, peguei uma cena que achei realmente rídicula e tomei as dores de não assistí-lo. Porém, minha decisão mudou logo que sube que o filme era do saudoso Sam Raimi. Reconsiderei, então! Fora que achava injusto me deixar levar por opiniões alheias e não dar uma chance pro filme, assim fui assistí-lo! Eis que me surpreendi com o resultado de minha reconsideração (e do filme também) e me arrependi de ter julgado tão mal ele de primeiro momento e que os "TERRORistas" que frequentam meu blog e Sam Raimi me perdoem por tamanha injúria que cometi ao fazer isso!

Deixando o drama de lado, o filme marca a volta de Raimi para o terror depois de ter embarcado na onda de super-heróis e junto da trilogia Evil Dead são os únicos dirigidos por ele até agora. Porém, no que diz a produção é um dos vários filmes de terror feito por sua produtora Ghost House Pictures fundada nos primórdios da década passada em parceria com seu amigo produtor de longa data Robert G. Tapert e que tem no currículo filmes como O Grito, 30 Dias de Noite e o próprio remake/reboot de A Morte do Dêmonio. A Produção contou também com Grant Curtis que também virou parceiro de Sam a partir do filmes do Homem-Aranha.

Sam também participou da escrita do roteiro junto com seu irmão, que também já escreveu vários roteiros de seus filmes. Na verdade o mesmo foi escrito antes do Sam trabalhar nos fimes Homem-Aranha, porém, com o sucesso dele ocorreram mais 2 continuações, fazendo com que a produção desse fosse adiado.

O filme conta a história de Christine Brown (Alison Lohman - A Verdade Nua), uma analista de crédito  que em um de seus atendimentos resolve negar a extensão da hipoteca da casa da velha senhora Sylvia Ganush (Lorna Raver), apenas para impressionar seu chefe por um a promoção a gerência. Mas, Christine escolheu um mal dia, ou melhor, uma má hora pra isso, pois a senhora Ganush é nada menos que uma feiticeira e mesmo após implorar de joelhos a revogação de sua hipoteca e ser contrariada, ao mesmo tempo humilhada, a velha não mede esforços e lança uma maldição sobre Christine que antes se mostra incrédula, mas após vivenciar estranhos acontecimentos fará de tudo para se livrar dessa maldição junto de seu compreensível namorado Clayton (Justin Long - Olhos Famintos) e contará ainda com a ajuda do guru Rham Jas (Dillep Rao - A Origem).

A história, apesar de parecer previsível é bem interessante e tem um boa condução. Soma-se a isso as boas atuações (principalmente por parte de Lorna Raver como a bruxa), a trilha sonora que é bem coloquial e fúnebre e mais os efeitos especiais, que mesmo sendo bem usados, tem um toque, digamos, "trash"... a là Raimi, que obviamente incorpora o humor negro e muitas cenas nauseantes a essa história, nos remetendo ao saudosos Evil Dead's. Aliás, é interessante, ver a evolução técnológica contrastando entre os filmes de terror do Raimi que, mesmo sendo usados para os mesmos fins (repulsa e/ou risos), tem uma diferença enorme, a evolução foi grande em pouco mais de 10 anos.

Apesar das críticas negativas, o filme recebeu quase o triplo de seus gastos (que orçaram em 30 mil), venceu o Saturn Awards de "Melhor Filme de Terror" em 2010 e eu amei o filme! Vocês verão através da nota que irei dá-lo, que por mais que achem exagerada eu curti mesmo ele, arrisco até em dizer que é um dos mehores filmes de teror do século 21. Isso põe em contraste também o pré e pós julgamento do filme, que antes baseado num "disse-me-disse" evoluiu para uma opinião prórpria bem diferente da que eu tinha e que isso sirva de lição pra sociedade (risos)!

Nota: 8 / 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário