terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Eu sei o que Vocês fizeram no Verão Passado

(I know what You did Last Summer, 1997, Jim Gillespie)





Eu sei o que Vocês fizeram no Verão Passado é um filme de suspense e terror slasher de 1997 dirigido pelo escocês Jim Gillespie que conta como os atores principais artistas que marcaram o cinema, principalmente o teen, da segunda metade dos anos 90: Jennifer Love Hewitt (Uma Mulher de Coragem), Ryan Philippe (Segundas Inteções), Sarah Michelle-Gellar (a eterna Buffy, a Caçadora de Vampiros e que contracenou novamente com o anteriormente citado em Segundas Intenções) e o eterno galã noventista Freddie Prinze Jr. (Ela é Demais).
O filme conta a história de dois casais de adolescentes - Ray Bronson (Prinze Jr.) e Julie James (Hewitt), Barry William Cox (Philippe) e Helen Shivers (Gellar) - que após as comemorações do 4 de Julho americano de uma cidade costeira saem para a praia para "curtir" (beber e transar) e ao voltarem, doidões logicamente, acabam atropelando um homem. Acreditando que o mesmo estivesse morto e com o medo das consequências, eles resolvem jogar o corpo no mar. Após isso passa-se um ano e Julie recebe um bilhete escrito "Eu sei o que vocês fizeram no Verão passado" e logo todos começarão a receber bilhetes sobre o crime que cometeram e a serem perseguidos por um misterioso assassino vestido de pescador.
Ok, clichê, clichê e mais clichê dos filmes de terror "adolescentes" que inundaram os cinemas a partir dos anos 80, mas que consegue nos render bons sustos e momentos de tensão, mesmo em alguns momentos eu lembrando da sátira do Todo Mundo em Pânico (que assiste tempos antes desse). Considerado "filho do Pânico", tem sua razão por ter um roteiro parecido (claro, pois, trata-se do mesmo roteirista: Kevin Williamson), mas a história é baseada num livro de Lois Duncan de 1973 de mesmo nome. As atuações são como deviam ser, pois os papéis não eram muito desafiadores pro elenco. O enredo é bom e nos mantém presos até o final do filme esperando seu desfecho, estando junto com o seu "pai" entre o s filmes de terror mais legais dos anos 90, década que não foi muito produtiva pro gênero. Destaque para a perseguição entre o assassino e Helen Shivers (Michelle-Gellar), uma das mais tensas dos slashers que eu já vi.
Gellar que aliás começou o relacionamento com Freddie Jr. durante as gravações do filme e que até hoje permanecem casados.
O diretor voltou a dirigir outro filme de terror em 2005, chamado Venom, porém com uma fórmula já batida e que não rende muito como esse rendeu.
O filme teve ainda uma continuação no ano seguinte, Eu ainda sei o que Vocês fizeram no Verão Passado; e um terceiro filme em 2006 que não passa d'uma espécie de remake do 1º: Eu sempre saberei o que Vocês fizeram no Verão Passado, ambas as sequências de diretores diferentes.

Nota : 7 / 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário